quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Origens na Grécia ...

"Pode ser impossível falar no Teatro no seu contexto histórico sem referir as suas origens religiosas e, por conseguinte, a Grécia Antiga. Esta foi responsável pela sua existência como hoje o conhecemos.
O Teatro (do grego theatron, significa local donde se vêem representações) surgiu, inicialmente, na cidade-estado grega de Atenas no século VI a.C., com as festas em honra do Deus Dioniso (Deus do vinho e das festas agrícolas). A princípio, faziam parte da homenagem ao Deus rituais, danças religiosas (baseadas no culto egípcio aos seus deuses) e coros que declamavam pequenos versos, os ditirambos. Mais tarde, evoluíram para verdadeiras representações dramáticas, ocupando o lugar central nas festas Dionisíacas e abandonando o carácter   sagrado que tinham no início das festividades.
Adquiriram assim, um carácter profano (uma vez que passaram a ser incorporadas nas festas da pólis e patrocinadas por particulares ricos) e competitivo mas, no entanto, sem esquecer a importância dos Deuses, sendo estes os personagens principais das peças representadas."
Informações tiradas do site: http://esashistoria.blogs.sapo.pt/2005/11/

Nenhum comentário:

Postar um comentário